Com 16,8%, Flamengo "domina" o cenário nacional. Na região
Sudeste, Corinthians é lider; Cruzeiro quarto, Atlético sexto

Vinícius Dias

Atual campeão da Libertadores, o Corinthians segue em desvantagem na velha 'batalha' travada com o Flamengo pela preferência dos brasileiros. Clube predileto de 16,8% da população, o rubro-negro do Rio continua a ostentar a maior torcida do Brasil, enquanto o Timão representa 14,6%, conforme estudo divulgado pela Pluri Consultoria/Stochos. Curiosamente, eles são superados pelo total de brasileiros (20,8%) que não torcem por clube algum. Os mineiros Cruzeiro e Atlético aparecem em sexto e nono lugares, respectivamente.

(Créditos: Pluri Consultoria/Stochos/Divulgação)

Quando analisada somente a Região Sudeste, no entanto, este quadro é alterado. E o alvinegro paulistano, com 20,3% da preferência, assume a liderança, enquanto o Flamengo detém 15,6%. O São Paulo aparece no terceiro lugar, com 11,1%. O tricolor paulista está à frente do Cruzeiro, que soma 8,5% da preferência. O Atlético é o sexto colocado, figurando como equipe de 5,6% dos brasileiros. Vencedor de duas das três últimas edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense fica em nono lugar, com 2,4% da predileção nacional.

Paulistas à frente

Ainda de acordo com a pesquisa, realizada entre os meses de novembro passado e fevereiro de 2013, a Região Sudeste é dominada pelas equipes paulistas, que somam 44% dos torcedores, enquanto 16% da população não torce por equipe alguma. Por outro lado, os mineiros respondem por 15% da preferência (14,1%, somente de Cruzeiro e Atlético). E entre os quase 20 milhões de moradores do estado, cerca de 60% têm predileção por clubes locais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário