Agora, foco no Brasileiro

Douglas Zimmer

Golaço, resultado da primeira partida e eliminação do rival à parte, o Cruzeiro precisava entrar em campo no Maracanã e fazer sua parte. Começou o jogo se classificando e não poderia entrar em correria, se desesperar nem se jogar para cima como um bando de loucos. Pois acabou que o Cruzeiro não fez nada. Nem o mínimo!

O jogo começou muito nervoso com os dois times tentando marcar sob pressão e explorar as falhas das defesas adversárias. O Flamengo chegava de maneira desorganizada, sempre mais na vontade do que na técnica. O Cruzeiro procurava Borges, que jogava isolado, e se defendia como podia. Fábio não foi exigido, mas a equipe rubro-negra rondou a meta celeste perigosamente por duas ou três vezes sem conseguir a finalização. 

Na 1ª etapa, Borges atuou isolado
(Créditos: Cruzeiro E.C./Divulgação)

Na melhor chance do primeiro tempo, Willian desviou um chute cruzado, e Felipe fez uma defesa estranha, quase jogando a bola pra dentro do próprio gol. Fora isso, jogadas de costas para o gol e poucos arremates perigosos. Um primeiro tempo que já demonstrava a insistência cruzeirense em não jogar. A bola ficava ou com o Flamengo, ou voando depois de um balão executado pelos mineiros.

Na etapa final

O segundo tempo veio e confirmou que os celestes haviam abdicado de jogar. Sem criatividade. Sem velocidade. Sem explosão. O Flamengo tomou conta do meio campo e passou a mandar ainda mais no jogo. Ainda faltava jeito, mas a pressão rubro-negra já dava sinais de que poderia ser fatal a qualquer momento. As bolas chegavam cada vez mais frequentemente e não fosse a total incapacidade de Carlos Eduardo (que nem parece o mesmo que jogou no Grêmio), talvez o placar já teria sofrido alterações mais cedo.

Entretanto, apesar de todo o cenário desfavorável, foi o Cruzeiro que chegou com mais perigo por duas vezes. Primeiro, em gol bem anulado, quando Vinícius Araújo estava projetado à frente da linha da bola depois de cruzamento rasante. Em seguida, em contra ataque veloz, o mesmo Vinícius Araújo recebeu uma bola em que ficou cara a cara com Felipe, driblou o arqueiro carioca, mas adiantou muito a bola, que acabou saindo pela linha de fundo antes de conseguir concluir a jogada. Um desperdício que custou caro.

Éverton Ribeiro foi destaque azul
(Créditos: Cruzeiro E.C./Divulgação)

Aos 42 minutos do segundo tempo, da maneira mais cruel possível, o Flamengo, na milésima jogada pelo lado esquerdo da defesa do Cruzeiro conseguiu encontrar Elias, o jogador mais lúcido da partida, que bateu de chapa e não deu chances para Fábio. Bola na rede, e 1x0 no placar. Três ou quatro minutos para tentar achar um gol que, logicamente, não iria acontecer.

O castigo azul...

Cruzeiro eliminado. Foco total no Brasileiro e a sensação absurda de que a classificação era tão tranquila que parece mentira. Foi uma eliminação precoce, de um elenco que tem potencial para alçar voos muito maiores que uma oitava de final.

Toma jeito, Cruzeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário