Levir Culpi, um raro sincero

Vinícius Dias

Após seis temporadas no futebol japonês, Levir Culpi retornou ao Brasil trazendo na bagagem uma boa dose de sinceridade. Em abril de 2014, o período sabático pós-despedida do Cerezo Osaka foi interrompido por um telefonema de Kalil. De volta ao Atlético, Levir não hesitou em criticar o "nariz empinado" de atletas e dirigentes após o título da Libertadores, em abrir mão de Ronaldinho - para ele, craque de mais e atleta de menos - e em pôr fim à rotina de concentrações.


Nas mãos do treinador, o time letárgico de Paulo Autuori deu lugar a um 4-2-3-1, ora 4-1-4-1, consagrado pela intensidade. Em quatro meses, o alvinegro foi campeão da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil, com Dátolo - com 15 assistências em 36 jogos sob o comando de Levir - e Tardelli - com 13 gols em 33 jogos, contra dois em 17 na era Autuori, quando atuava como ponteiro - como protagonistas. A sinceridade virou trunfo na voz dos atleticanos.

Levir: em 14 meses, três conquistas
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Neste ano, o discurso mudou. Não o do técnico, que, por exemplo, segue descartando a necessidade de reforços. Mas, sim, o dos torcedores. Que, inflamados pelo fim da invencibilidade diante do Cruzeiro - em sete duelos anteriores, com Levir, o time havia vencido cinco e empatado dois -, pelo início irregular no Campeonato Brasileiro e pelo comentário sobre atrasos salariais, agora veem na antes aclamada sinceridade do comandante uma arma contra o clube.

Desde abril de 2014, muita coisa mudou na Cidade do Galo.
Exceto a postura de Levir Culpi, um raro sincero no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário