Acervo do itabiritense, que dirigiu seleção brasileira nas Copas de
Mundo de 82 e 86, será instalado em complexo turístico na cidade

Vinícius Dias

O Instituto Telê Santana e a Prefeitura de Itabirito assinaram nesta sexta-feira, dia 02 de junho, um protocolo de intenções visando à estruturação e implantação do Memorial Museu Telê Santana na cidade localizada na Região Central do estado. O acervo do itabiritense, que comandou a seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986, será instalado no Complexo Turístico da Estação.


O ato no gabinete do prefeito contou com a presença de Renê Santana, filho de Telê Santana e diretor-executivo do instituto. "Tudo o que há no acervo será movido para seu principal lugar: o memorial museu. Meio século de história do futebol está contido na trajetória desse personagem. É muito importante ter a história abraçada na cidade onde ele nasceu e desenvolveu sua personalidade", afirmou ao Blog Toque Di Letra.

Protocolo foi assinado nesta sexta-feira
(Créditos: Prefeitura de Itabirito/Divulgação)

O prefeito Alex Salvador exaltou o momento o histórico. "No mundo do futebol, a importância do Telê Santana como treinador é semelhante à do Pelé como jogador. O memorial dará ainda mais visibilidade para Itabirito e também será um grande atrativo para os turistas e população. Itabirito só tem a ganhar com esse memorial". 

De goleiro a artilheiro na cidade

Na adolescência, o garoto franzino vestiu as camisas dos três principais clubes de Itabirito. Influenciado pelo pai Zico Lopes, ex-América, começou no Itabirense Football Club: tentou a sorte como goleiro, mas, após sofrer 13 gols em um jogo, migrou para a linha. A seguir, simultaneamente à primeira experiência profissional, em uma cooperativa da Usina Queiroz Júnior, no bairro Esperança, atuou no Usina Esperança Futebol Clube.

Estátua: homenagem a Telê em Itabirito
(Créditos: Vinícius Dias/Blog Toque Di Letra)

A volta ao Itabirense ocorreu nos mesmos moldes. Telê conciliava os treinos com a rotina de auxiliar de escritório - a combinação consta no primeiro registro junto à Liga Amadorista local. O rendimento do meia-direita chamou a atenção do União Sport Club, que, aproveitando um período sem jogos do Itabirense, firmou acordo para tê-lo em um duelo decisivo. Foi um dos últimos capítulos antes da mudança para São João del-Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário