Em 32 anos, torneio apresentou vários nomes ao Brasil; lista tem
treinador do ouro olímpico e comandantes de América e Cruzeiro

Vinícius Dias

Começa nesta quarta-feira, com o duelo entre Cruzeiro e Novorizontino, a 33ª edição da Taça BH. Sub-20 até 2014 e atualmente considerada a principal competição sub-17 do país, o tradicional celeiro revelou centenas de talentos. A lista, que reúne jogadores de diversas gerações, chegando ao meia-atacante Vinícius Júnior, um dos artilheiros da última edição e recém-negociado com o Real Madrid, também conta com treinadores de sucesso.

Mano comandou gaúchos no torneio
(Créditos: Geraldo Bubniak/Cruzeiro)

Cinco vezes campeão brasileiro, Vanderlei Luxemburgo é um dos exemplos: o atual comandante do Sport dirigiu o Fluminense em uma das edições da Taça BH. Hoje no América, Enderson Moreira esteve à frente da equipe júnior do Cruzeiro, enquanto Mano Menezes já disputou o torneio por Juventude e Grêmio. Marcelo Oliveira participou pelo Atlético, clube ao qual retornou na última temporada para comandar o time principal.

Micale: do bi na Taça ao ouro olímpico
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Caminho semelhante aos de Guto Ferreira, hoje treinador do Internacional, que dirigiu equipes de base do São Paulo e do próprio colorado na Taça BH, e de Ricardo Drubscky, ex-treinador do time júnior e atual diretor de futebol do América. Comandante da seleção brasileira na conquista do ouro olímpico, Rogério Micale também escreveu seu nome na história da competição: dois títulos pelo Atlético, em 2009 e 2011.

793 jovens talentos em campo

De acordo com levantamento da Federação Mineira de Futebol, 793 atletas sub-17 entrarão em campo neste ano. Os jovens serão acompanhados in loco pelos scoutings da CBF. Treinador da seleção sub-17, prestes a ser convocada para o Mundial da categoria, em outubro, na Índia, Carlos Amadeu tem presença confirmada em Minas Gerais. Curiosamente, o baiano foi vice-campeão da Taça BH, em 2013, pelo Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário