De outubro a dezembro, clube celeste escolherá novo presidente, a
mesa diretora do Conselho e os 220 efetivos para triênio 2018/2020

Vinícius Dias

Se em campo o Cruzeiro vive a expectativa pelo duelo desta quarta-feira contra o Grêmio, rotulado como jogo do ano, fora dele o clube terá uma série de decisões nos próximos meses. A partir de outubro, serão definidos o presidente do clube, a mesa diretora do Conselho Deliberativo e os 220 associados conselheiros para o triênio 2018/2020. Nos bastidores, conforme o Blog Toque Di Letra apurou, também é cogitada a possibilidade de uma quarta eleição: para o quadro de conselheiros natos.


O pleito que apontará o novo presidente deve ser realizado no dia 02 de outubro - confirmada a data, o registro de chapas acontecerá até 22 de setembro. Até o momento, já foram lançadas duas candidaturas: o advogado Sérgio Santos Rodrigues encabeça a chapa Tríplice Coroa, cujos vices são Giovanni Baroni e Marco Túlio Miranda, enquanto o empresário Wagner Pires de Sá concorre pela chapa União - Pelo Cruzeiro, Tudo, tendo como vices Hermínio Francisco Lemos e Ronaldo Granata.

Gilvan deixará a presidência neste ano
(Créditos: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

A eleição da mesa diretora do Conselho Deliberativo ocorrerá no mês de novembro. Por ora, os dois candidatos confirmados são o empresário Fernando Torquetti Júnior, apoiado pelo grupo de situação, e o senador Zezé Perrella. A exemplo da disputa presidencial, têm direito a voto, com peso único, cerca de 450 conselheiros do Cruzeiro, entre beneméritos (ex-presidentes do clube e do Conselho), natos (vitalícios) e associados conselheiros com mandato até o dia 31 de dezembro.

Novos associados conselheiros

Os 220 associados conselheiros e os 110 suplentes para o triênio 2018/2020 serão conhecidos em dezembro. Participam da escolha os atuais integrantes do Conselho - incluindo os suplentes com mandato até 31 de dezembro - e os associados. Na Assembleia Geral, com voto em lista fechada, é adotado sistema de pesos: beneméritos (seis), natos (cinco), associados conselheiros, suplentes e associados do clube social (um). São elegíveis os associados admitidos há, no mínimo, dois anos.

Cruzeiro teve eleição de natos em 2013
(Créditos: Site Oficial do Cruzeiro/Arquivo)

Com vacância no quadro de natos - hoje, a lista tem 253 nomes, 27 a menos do que o estatuto fixa -, é cogitada no clube a possibilidade de eleição de novos membros em novembro ou dezembro. Poderiam concorrer associados conselheiros com pelo menos três mandatos consecutivos ou cinco alternados cumpridos. Os escolhidos pelos beneméritos e atuais natos se tornariam elegíveis para a presidência no pleito de 2020. Oficialmente, a mesa diretora do Conselho ainda não se manifestou sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário