Cruzeiro, você precisa ganhar essa copa!

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

O Cruzeiro precisa ganhar uma copa. Precisa. A torcida precisa, necessita, está faminta por ganhar uma copa. Tudo bem que fomos bicampeões brasileiros de maneira brilhante recentemente, mas estou - e sei que toda a torcida cruzeirense está - ansioso por vencer uma final. Um jogo. 90 minutos de tensão que terminem em completa euforia. Ser campeão nacional foi fantástico, foram rodadas após rodadas de um futebol muito bem jogado que nos deixou orgulhosos. Em compensação, em copas e mata-matas em geral, desde 2013 sofremos de uma estranha síndrome.


Se analisarmos todas as competições das quais participamos de 2013 para cá, com exceção dos campeonatos brasileiros, ou o Cruzeiro foi campeão, ou foi finalista, ou foi eliminado pelo campeão. De verdade. Nessas 15 disputas, a Raposa foi campeã de uma, finalista em quatro, teve o caminho interrompido pelo campeão em outras oito oportunidades e, neste ano, caiu para clubes que continuam nas disputas. Ou o Cruzeiro é campeão ou você é campeão se eliminar o Cruzeiro. Vamos aos fatos.

Cruzeiro mira o penta da Copa do Brasil
(Créditos: Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro)

Em competições sul-americanas, o Cruzeiro foi eliminado em 2014 e em 2015 nas quartas de final por dois times argentinos que viriam a ser campeões da Copa Libertadores na sequência: San Lorenzo e River Plate, respectivamente. Já na Copa Sul-Americana, a única participação celeste no período foi justamente neste ano, quando caiu prematuramente diante do Nacional, do Paraguai, na primeira fase. O Nacional segue vivo, tendo se classificado para as quartas de final, cujo adversário será o Independiente.

Entre vices e quedas prematuras

Nos campeonatos estaduais, como é de se esperar, a presença nas fases finais é muito mais frequente. Nos anos de 2013 e 2017, foi vice-campeão. Em 2015 e 2016 parou nas semifinais, perdendo os confrontos para os campeões Atlético e América, na ordem cronológica. Em 2014, foi campeão. Até na Copa da Primeira Liga a estatística confirma essa curiosa coincidência: na primeira edição, ano passado, o Cruzeiro não passou da fase de grupos. Entretanto, no grupo, estava o campeão Fluminense. Já neste ano, de maneira frustrante, o time celeste não conseguiu superar o Londrina na semifinal. Os paranaenses enfrentarão o rival Atlético na decisão.

Paixão e fé: os torcedores cruzeirenses
(Créditos: Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro)

E a sina não mudou quando o assunto é Copa do Brasil. Em 2013, o Cruzeiro perdeu o jogo de volta para o Flamengo nas oitavas de final e acabou caindo: Flamengo campeão. Em 2014, finalista e vice-campeão diante do Atlético. Um ano depois, mais uma vez nas oitavas, o algoz foi o Palmeiras, campeão sob a batuta de Marcelo Oliveira. Ano passado, contrariando o retrospecto diante dos gaúchos, fomos eliminados na semifinal pelo Grêmio, que ganharia o torneio e se tornaria o maior vencedor da história

Mais uma vez estamos na final. Podemos vingar 2013, 2016, voltar a dividir a hegemonia da Copa do Brasil com o Grêmio e, de quebra, soltar o grito há tanto tempo preso em nossas gargantas. Foi um caminho árduo até aqui. Com exceção das primeiras fases, nenhuma classificação foi tranquila e todas as etapas vencidas foram muito comemoradas e nos colocam em pé de igualdade com nosso adversário, que tem um time muito qualificado e quer vencer essa final tanto quanto nós. Precisamos de um diferencial. Energia positiva, vibração, apoio, fé. Confiar no time e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para voltar a vencer uma copa.

Precisamos vencer uma Copa. Merecemos vencer uma Copa!

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

3 comentários:

  1. de maneira frustante eliminado pelo Londrina, sério mesmo???nem sei que dia foi aqle jogo, jogamos com o cascudinho uma competição que nem sei se vai continuar a existir
    o queremos é o PENTA!

    ResponderExcluir
  2. Para mim, bem inoportuno o vídeo gravado pelo Dr. Gilvan. Já não chegava a entrevista do Lucas Romero? Assim, as coisas ficam muito mais difíceis. Sinceramente, não dá pra entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O q esse vídeo tem a ver com o post, meu filho? Viaja não!!!

      Excluir