Fred e a mudança de patamar do Cruzeiro

Vinícius Dias

Da recusa de Ricardo Oliveira às negociações pelo argentino Lucas Pratto, a chegada de Fred é um acerto do Cruzeiro. Especialmente porque, em 2018, o clube terá seu melhor centroavante desde... a saída de Fred, em 2005. Financeiramente, é possível discutir números, vínculo por três temporadas aos 34 anos e um dos maiores salários do elenco. Mas, do ponto de vista técnico, é impossível negar a capacidade do novo contratado para preencher a principal lacuna e mudar o patamar do elenco.


O centroavante chega à Toca da Raposa II depois de um 2017 de altos e baixos no rival Atlético, marcado pelo jejum entre a 15ª e a 27ª rodadas do Campeonato Brasileiro, mas também por sete gols em suas últimas dez apresentações e pela condição de vice-artilheiro do ano. De janeiro a dezembro, 30 bolas na rede e 11 assistências em 55 partidas e, de acordo com o Footstats, a temporada de maior eficiência desde o retorno ao futebol nacional: um tento a cada 3,5 finalizações.

Fred volta a vestir a camisa celeste
(Créditos: Cruzeiro Esporte Clube/Divulgação)

Mais uma em que marcou mais gols do que o artilheiro do elenco cruzeirense - em nove anos, as exceções foram 2013, quando conviveu com lesões e fez oito contra 19 de Borges, e 2009, quando fez 22 contra 24 de Wellington Paulista, mas estreando apenas em março. Reforço para um time que começou o ano tendo dificuldades de trabalhar com um homem de área, o que antecipou a saída do argentino Ramón Ábila, e terminou mais confiante, criando oportunidades, mas pecando na conclusão.

Os caminhos do futebol ilustram a linha entre paixão e negócio.
Na Raposa, o retorno de Fred representa mudança de patamar.

18 comentários:

  1. Pois é, se o cruzeiro quiser virar um supertime, contrata mais uns dois ou tres do galo. Ainda sim irá está no mesmo patamar do galo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fred já era do Cruzeiro e embora jogando pelo galo torcia pelo Cruzeiro. Cruzeiro não vai pegar jogador do galo sob pena (kkkkk) de terminar em 9º lugar.

      Excluir
  2. Mudou de patamar? Tomou foi um chapéu do galo , que ficou livre do cone e além da venda , vai levar uma grana preta da multa contratual.

    ResponderExcluir
  3. Oh coitados... tão morrendo de inveja ... Oh dó....

    ResponderExcluir
  4. Não era nem pra ter vindo para o maior de minas nosso glorioso galo.isso é mercenario

    ResponderExcluir
  5. JÁ FOI TARDEEEEEEEEEEEEEEE!!! ATACANTE QUE EM, PELO MENOS, 80 JOGOS MARCOU, TÃO SOMENTE, 42 GOLS!!! QUE ARTILHEIRO É ESSE??????????????????????????????????????????????????????? COM SALÁRIO DE R$1.000.000,00.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Os atleticanos estão mordidos, basta ver que a maioria dos comentários são deles.
      Coitadinhos, se sentindo traídos.
      Verão o Fred artilheiro da libertadores do sofá.

      Excluir
  7. É a maior dor de cotovelo. Fred é, sem qualquer favor, o MAIOR centro-avante do futebol brasileiro há mais de 10( Dez ) anos. Só pessoas sem o mínimo de inteligência, como o Zezé Perrela e o nosso grande Gilvan, uma das pessoas mais desprovidas de inteligência que já conheci, poderiam vender o passe do Fred, caso do primeiro, e depois não se esforçarem ao limite de suas capacidades para trazê-lo de volta ao nosso glorioso clube, caso de ambos. Só o respeito que oFred impõe aos adversários já DIZ TUDO.Agora, tendo o Fred na área, municiado por estes dois extraordinários meias que são Arrascaeta e Thiago Neves, VAI SER DIFÍCIL DE SEGURAR. O que o pobre torcedor do GALO não consegue entender e critica o Fred é porque durante todo o ano o time NUNCA teve meias eficientes e muito menos, técnicos competentes. O ex-presidente do nosso tradicional adversário foi muito infeliz nas contratações de todos os treinadores que fez. O Oswaldo de Oliveira, por exemplo, não passa de um Preparador Físico exercendo a função de TREINADOR, não entendendo nada de Tática de Futebol. Pobre GALO, vai passar mais um ano sem ganhar NADA !!!

    ResponderExcluir
  8. Pagar multa rescisória kkkkk somente em 31 de fevereiro,não esqueça que somos caloteiro.

    ResponderExcluir
  9. Se o Cruzeiro tem que pagar multa sobre o Fred as galinholas tem muita multa pra pagar dos jogadores que foram pra lá.

    ResponderExcluir
  10. Por falar em técnico, notícia recente dá conta de que o Mano Menezes e o Fred tiveram um desentendimento na Seleção Brasileira. A se confirmar isto, caso o nosso treineiro NÃO PRETENDA escalar o Fred como titular absoluto, cabe à nossa futura Diretoria já ir pensando em um nome para substituí-lo e eu já entro de sola no assunto, fornecendo-lhe os melhores nomes que, inclusive, já deveriam ter sido contratados para o lugar do nosso retranqueiro treinador, por sinal muito fraco. Vão aí, Presidente Wagner Pires de Sá, diretores Itair Machado e Marcelo Djean: depois do Tite, os melhores TREINADORES deste país são, sem qualquer dúvida, o PAULO CÉSAR CARPEGIANE, mais experiente e que já tem experiência de Libertadores e até de Copa do Mundo, por sinal uma belíssima Copa, em 1998, dirigindo a Seleção Paraguaia, só eliminada pela Seleção Francesa nas Quartas-de-final e o excelente VAGNER MANCINI, nosso técnico na grande vitória por 6x1 sobre o GALO, salvando-nos do rebaixamento, creio que em 2012. Taí, Diretoria Cruzeirense, mostrei o caminha das pedras, cabe unicamente a vocês decidirem o que é melhor para o nosso time. FRED na reserva, JAMAIS 111

    ResponderExcluir
  11. Mudança d patamar que vem dos anos 3o,quando o Galo mais carismatico, e maior d MG, emprestava jogadores ao fregues eterno!.

    ResponderExcluir
  12. Caro Dalbradaro,uma dica para você,o cruzeirense escreve o nome do mascote delas assim:6a10.Aqui vai o link de uma música boa:O MEU CRUZEIRO(LA bestia negra) https://www.youtube.com/watch?v=ftJEwtXxRyk .Conta a historia do Cruzeiro cabuloso.

    ResponderExcluir
  13. Como o Fred fez mal vestiu a camisa não ganhou nada alem de muito dinheiro e as deixou sem áviso prévio; e as camisas vendidas com seu nome na vespera de sua saida? as cocotas estão numa revolta absurda. E se o Fred fez o Cruzeiro subir de patamar automaticamente fez as frangas descerem ainda mais no buraco onde elas existem

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos!

    Todas as opiniões são válidas. Acho que contratando o CONE, estamos lascados. O Cruzeiro não chegará a lugar nenhum com esse tipo de jogador. Como diria o Kafunga, "cabeça de Bagre". Como cruzeirense, lamento. Tem jogadores bem melhores, mais jovens e mais baratos no mercado, inclusive em países vizinhos. O que pode ser feito é o Vibrante Alberto Rodrigues o chamar de 'CONE AZUL"..

    ResponderExcluir
  15. Qual patamar? No returno do Brasileirão 2016 Cruzeiro ficou em 5º lugar e o galo em 8º. No Brasileirão deste ano o Cruzeiro terminou em 5º e o galo em 9º, mas pode-se afirmar com certeza que o Cruzeiro foi o terceiro melhor time do ano atrás apenas do Grêmio e Coríntians apesar de não dispor de um bom centroavante. Agora, com o Fred, podemos sonhar com mais uma libertadores e a disputa pelo Mundial. Esse é o patamar do Cruzeiro para 2018. O Galo em 2017 conseguiu o 9º Lugar com um time caríssimo e recheado de jogadores famosos. Agora, com um time mais modesto, seu patamar certamente será mais baixo.
    Quanto à multa de 10 milhões: " Eu devo, não quero negar, mas te pagarei quando puder
    Se o jogo permitir, se a polícia consentir e se Deus quiser"

    ResponderExcluir