América pode dar o troco no Villa após 11 anos

Vinícius Dias

Décimo colocado do Campeonato Mineiro, com apenas dez pontos, o Villa Nova entrará em campo neste domingo sob a ameaça de rebaixamento. E o adversário no estádio Castor Cifuentes, curiosamente, será o América, que terá a chance de se vingar da derrota que praticamente selou sua queda ao módulo II em 2007. À época, com o revés por 2 a 1 no Independência, de virada, o Coelho ficou a cinco pontos da Caldense, primeiro time fora da zona, a duas rodadas do fim da fase de classificação.

Coelho não vence no Alçapão desde 2003
(Créditos: Carlos Cruz/América FC/Divulgação)

11 anos depois, o Leão do Bonfim precisa dos três pontos para não depender de uma combinação de resultados - Patrocinense, URT, Democrata de Governador Valadares, Caldense e Uberlândia também estão ameaçados. Na elite de forma consecutiva desde 1996, o alvirrubro é o maior campeão entre os clubes do interior, com cinco títulos, e recordista em participações na era Campeonato Mineiro - antes de 1958, era conhecido como Campeonato da Cidade -, com 60, ao lado de Atlético e Cruzeiro.

Reflexos econômicos da queda

Se dentro de campo o América se reestruturou nos últimos anos, com direito a dois acessos à Série A do Campeonato Brasileiro em três temporadas, no aspecto econômico ainda convive com reflexos da má campanha de 2007. Antes do rebaixamento ao módulo II, o Coelho chegou a receber o equivalente a 12,5% do contrato de TV do estadual, cota que jamais voltou a atingir. Na formatação atual, fica com menos de 8% - nesta edição, embolsará cerca de R$ 2,9 milhões do total de R$ 37 milhões.

3 comentários:

  1. Pelo jeito vai continuar sem vencer o Villa no alçapão pq vai entrar com time resrva

    ResponderExcluir
  2. Boa hora,pra fazer o time de Nova Lima, jogar o Módulo 2,isso dependerá do entregador de camisa

    ResponderExcluir
  3. O nosso Coelhão está numa fase muito boa, este ano promete! Vamos vencer! Dale Coelhão 💚

    ResponderExcluir