Copa da Primeira Liga em xeque para 2018

Vinícius Dias

Criada há dois anos em meio a uma série de divergências políticas entre clubes e federações e alicerçada na proposta de ser o "principal torneio do primeiro semestre", a Copa da Primeira Liga jamais entrou no calendário oficial. Para o próximo ano, no entanto, até mesmo a disputa em caráter amistoso está em xeque. A menos de três semanas do fim do mandato do presidente Gilvan de Pinho Tavares, sequer há data definida para a escolha do sucessor. E os obstáculos são cada vez maiores.


Conforme o Blog Toque Di Letra apurou, o pessimismo nos bastidores aumentou diante da possibilidade de a Série B ter jogos durante a Copa do Mundo - a CBF teve sinal verde da Fifa e a expectativa é de que o calendário para 2018 seja alterado. "Nesse cenário, ficaria ruim para a Primeira Liga", reconhece um presidente de um filiado do Sul, que disputará a divisão de acesso. Pela versão inicial, a pausa para o Mundial era considerada o período ideal, sendo inclusive alternativa para a grade da TV.

Londrina venceu o Atlético na decisão
(Créditos: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG)

Com clubes de oito estados e quatro regiões, a entidade reúne dez dos 20 participantes da elite, seis da Série B e três da C. A disputa das divisões de acesso durante a Copa do Mundo, a princípio, manteria um cenário de concorrência tido como desfavorável à Primeira Liga, que neste ano teve várias partidas entre equipes reservas. Cogitada nas primeiras discussões, a realização de um torneio de pré-temporada está praticamente descartada após a redução do período de 25 para 14 dias.

Falta de datas até para reunião

Por definições políticas e esportivas, dirigentes chegaram a cogitar reunião no dia 20, em Belo Horizonte. Na data, contudo, ocorrerá o sorteio da Copa Libertadores, que terá pelo menos quatro filiados em 2018. O atual campeão Grêmio, por exemplo, a princípio defende que a Primeira Liga tenha novo perfil. "Um torneio de formação, joga com o sub-23", pontuou o presidente Romildo Bolzan Júnior, em outubro. O torneio tem contrato com a TV até 2019, mas com cotas consideradas baixas pelos principais clubes.

2 comentários:

  1. Para mim nem deveria ter criado esta Liga, pois ninguém à levou a sério nem mesmo os fundadores, portanto, já nasceu falida.

    ResponderExcluir
  2. O mais difícil foi feito organizar, agora tem fazer a copa da Primeira Liga vão prestigiar clubes fora do eixo de São Paulo e clube não consagrado pode surpreender como foi com Londrina...

    ResponderExcluir