O 2017 do cruzeirense: penta e aprendizado

Douglas Zimmer*

Salve, China Azul!

Nobre leitor, amigo e torcedor: aproveite seu fim de ano. Aproveite para lembrar tudo o que passamos juntos com o Cruzeiro durante 2017, para agradecer, refletir, planejar, prometer, cumprir, comemorar. Não foi um ano fácil, mas, com certeza, sairemos dele mais forte. Começaremos a próxima jornada mais conscientes de nosso potencial, do tamanho da responsabilidade que carregamos e do que precisamos manter e melhorar para que o ano que está prestes a iniciar seja ainda melhor.


Agradeçamos por termos superado as dificuldades que se apresentavam já nos primeiros meses. Não foi um começo de temporada tranquilo, porém o time foi criando corpo com o passar do tempo e chegou a seu ápice técnico e anímico com o pentacampeonato da Copa do Brasil. Agradeçamos pela conquista desse importantíssimo título, o qual todos nós, torcedores, jogadores, funcionários, comissão técnica e diretoria merecíamos e do qual temos cada um nossa parcela de mérito.

Enquanto torcedores, atletas e dirigentes, vamos refletir sobre os erros e acertos ao longo da caminhada. Hora de colocar nossos atos na balança e, com o coração leve e a cabeça tranquila, avaliar o que fizemos e deu certo e o que, independentemente do motivo, não deu o resultado que esperávamos. Às vezes, usamos velhas fórmulas, mesmo almejando resultados diferentes. Às vezes, temos medo de ousar. Um período como esse, tranquilo, é perfeito para uma autoavaliação mais profunda para que possamos encarar as batalhas que nos esperam à frente.

Thiago Neves e Fábio: os heróis de 2017
(Créditos: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro)

Planeje! Sou chato quanto a isso, mas planejamento é fundamental em qualquer área. Lógico que há situações imponderáveis que superam os prognósticos, mas é recomendável que saibamos onde pretendemos estar no futuro. Onde estaremos, em que condições, a qual custo. Faça um exercício baseado em sua realidade e nos sonhos que você tem. Veja o que falta para, sem fantasias, você alcançar seus principais objetivos. Pode até ser que não funcione, mas definitivamente não será em vão.

Há muito a comemorar quando um ciclo se encerra e, consequentemente, outro se inicia. Nessa vida, podemos nos resumir a vencer ou aprender. Ou querer algo mais: aliar vitórias e aprendizado. Temos que tirar lições de tudo que experimentamos e usar o aprendizado adquirido para não repetir os erros. Comemore suas conquistas e aprenda com seus reveses.

Tudo isso que falo para você, amigo leitor, falo também ao Cruzeiro. Que nosso tão combatido e jamais vencido clube entre em 2018 sabendo o que quer e, principalmente, como fazer. Que 2017 tenha deixado, além de mais um caneco em nossa coleção, ensinamentos para o futuro. O ano está chegando ao fim, mas o Cruzeiro não pode se dar ao luxo de se acomodar e achar que, apenas mantendo o ritmo, alcançará seus objetivos. É preciso apertar o passo, olhar para trás com carinho e para frente com entusiasmo. Estaremos juntos na nova caminhada que em breve se iniciará.

Enquanto isso, caro leitor, aproveite as festas de fim de ano junto de sua família e daqueles que você ama. Desejo tudo de melhor para você no ano que vem e sempre. Fique com um sincero abraço de agradecimento por tudo e um mais sincero ainda desejo de que em 2017 possamos dividir este espaço e nossa paixão pelo Cruzeiro.

*Gaúcho, apaixonado pelo Cruzeiro desde junho de 1986.
@pqnofx, dono da camisa 10 da seção Fala, Cruzeirense!

4 comentários:

  1. Boas festas à todos os cruzeirenses, e que tenhamos um excelente e surpreendente 2018.

    ResponderExcluir
  2. Você elege o planejamento como ferramenta para o trabalho bem sucedido, o que é real e importante. Partindo-se desta realidade, a nova diretoria está fazendo tudo errado: ao renovar com o Mano, um treinador superado, tornou-se refém dele. Por isto, tenta ou insistem em contratações totalmente equivocadas. Nenhuma das anunciadas resolverá, porque são irrealizáveis.
    Um técnico que acredita no futebol do Sóbis, do Bryan, do Álisson, do Henrique, do Élber e que reconhece a necessidade de um goleador depois de perseguir vergonhosamente o Ábila, tem coerência para participar e ser ouvido em que tipo de planejamento, você ou os companheiros, tem como justificar?

    ResponderExcluir
  3. Você ou a a coluna aceita participações? Já tive participações aqui criticadas e detonadas, por isto faço esta pergunta. Se aqui não há respeito à manifestação de outros cruzeirenses que não você, é bom ir avisando para que a gente não perca tempo em vir aqui se expressar. De censura e de arbítrio, ando enojado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participações, desde que sem ofensas ou termos de baixo calão, são bem aceitas. Seus dois comentários foram aprovados, por sinal.

      A questão é: não trabalhamos com aprovação automática e, no fim de semana, nosso ritmo de trabalho/checagem de comentários é inferior ao adotado de segunda a sexta-feira.

      Excluir